quinta-feira, 14 de abril de 2011

Alimentação saudável começa cedo!

Criança feliz é criança saudável, que corre, brinca e se alimenta bem! E desenvolver bons hábitos alimentares deve começar cedo.

É desde criança que devemos aprender a desenvolver atitudes que criem  um ambiente favorável à construção de uma relação saudável com os alimentos. 

Uma boa alimentação além de fornecer os nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento infantil, também deve ser um momento de prazer e alegria para a criança.

Uma etapa muito importante na vida de qualquer ser humano é a infância, pois é nesse período que a estrutura do corpo irá se formar e aí entra a alimentação que deve ser saudável, balanceada e adequada para as crianças, para que elas possam ter um bom desenvolvimento.

A escola tem um papel fundamental na promoção de hábitos alimentares saudáveis. Não devemos esquecer que a criança normalmente é influenciável; geralmente opta pela alimentação que vê nos pais e pessoas próximas; como o professor. Daí que a preocupação por uma alimentação saudável e equilibrada deve de toda a família, a começar pelo adultos. 

Um trabalho de conscientização da população seria imprescindível para o processo de pro­moção de saúde dentro da escola. Por isso, a escola deve oferecer alimentação nutricionalmente equilibrada, saudável, de forma a promover um facilitador de escolhas alimentares mais saudáveis, promovendo e protegendo a saúde, contribuindo para reduzir os riscos relacionados com a alimentação inadequada.

Mas, o que é uma alimentação equilibrada e saudável?

A roda dos alimentos nos ajudará a entender melhor, afinal, nossos pequeninos merecem e precisam da atenção e cuidado de pais e educadores na fase mais importante de suas vidas.



Os professores têm uma influência importante frente às atitudes dos estudantes devido a seu contato expressivo e envolvimentos com a escola e ambiente social.


A alimentação e a educação são processos extremamente integrados, e a promoção da saúde e de hábitos alimentares saudáveis se dá tanto pela divulgação das informações quanto pelas práticas e posturas adotadas no ambiente escolar.


Certo é que tanto os pais quanto os educadores, têm o papel fundamental de proporcionar a criança um melhor desenvolvimento de sua persepção sensorial, a fim de que desde cedo, a criança saiba distinguir o sabor particular de cada alimento (salgado, doce, amargo, azedo) e avaliar os vários sabores, bem como, reconhecer aqueles que são importantes, quantas vezes por dia deve-se fazer refeições, bem como, conhecer a diferença entre os alimentos do dia a dia e alimentos especiais (que não fazem parte da alimentação diária), entendendo 
desde a creche ou jardim a diferenciar refeições de lanches.

Conclusão

O ambiente escolar é um importante local para a formação de bons hábitos alimentares e a educação nutricional, por proporcionar um ambiente favorável à vivência de saberes e sabores, o educador pode e deve favorecer a construção de uma relação saudável da criança com o alimento, através de atividades recreativas incluindo canções, histórias, desenhos, teatro de fantoches e brincadeiras, como também a implantação de hortas escolares e cozinhas experimentais.



   

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