O chocolate não é tão vilão assim, ele também pode trazer benefícios à saúde. Ele ajuda a melhorar humor, pode diminuir a pressão e até protege o coração.
Principais descobertas:
- O doce contém três substâncias: Cafeína, teobromina e a feniletilamina, que agem como estimulantes e antidepressivos;
- O cacau é rico em antioxidante;
- Uma desvantagem é que o chocolate (doce) contém altas quantidades de gordura e açúcar para ficar com aquela textura que tanto gostamos.
Os médicos contraindicam o uso de chocolates de baixa qualidade, por exemplo, os que têm gordura hidrogenada, que podem contribuir para o entupimento das artérias.
Primeiro, escolha um produto de excelente qualidade, com pelo menos 50% de cacau. Uma quantidade maior de cacau, além de fornecer mais antioxidantes, sacia com mais rapidez. Três quadradinhos de chocolate, ou o equivalente a uma barra de 30g, têm cerca de 150 calorias, o mesmo que duas bananas ou um pão francês.
O cacau tem uma substância pouco conhecida, a epicatequina, pode ter o poder de aumentar a memória. É o que mostra uma pesquisa publicada na revista científica "Journal of Neuroscience". Ainda não há confirmação em larga escala, mas não custa experimentar umas barrinhas de chocolate.
Fonte: Adaptado da revista"Estação Notícia" ano IV, nº 42 - Abril 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário