" Alguns anos atrás, os adolescentes costumavam praticar esportes na rua, na escola e nos clubes. Hoje, cada vez mais, eles se deixam atrair pelas academias que, de olho no filão, oferecem programas específicos para jovens. Os especialistas julgam essa busca positiva, uma vez que é uma contrapartida ao hábito alimentar à base de fast-food e ao sedentário computador com seus jogos."
Outro aspecto verificado foi a prática de exercício que antigamente só era utilizado por adultos e hoje em dia, virou uma prática comum entre adolescentes. Leia outro trecho:
"Uma atividade geradora de polêmica, quanto à sua utilização pelo jovem, é a musculação. Muitos pais proíbem a prática da musculação, por acreditarem que ela impede o desenvolvimento natural do corpo dos filhos. Por isso, é necessário esclarecer quais os efeitos verdadeiros da musculação no corpo adolescente.
Os adolescentes podem e devem levantar pesos, desde que estes sejam adequados à sua estrutura óssea e muscular, visando à otimização do condicionamento físico, sem causar hipertrofia muscular (aumento de volume muscular). Assim, ao contrário do que alguns imaginam, a musculação não paralisa o crescimento ósseo do adolescente, mas promove a formação de cálcio, beneficiando o seu crescimento. A musculação não se destina única e exclusivamente ao trabalho de hipertrofia muscular."
Claro que existem benefícios na prática da musculação, que são eles:
Fortalecimento da musculatura.
- Estímulo à produção de cálcio nos ossos.
- Modelação do corpo.
- Aumento de força muscular.
- Melhora da capacidade motora.
- Melhora da sociabilização e da auto-estima.
- Prevenção contra lesões nos esportes.
Acreditamos que o importante é ter orientação médica e de profissionais de educação física. A busca do equilíbrio sem exageros é o que traz qualidade de vida.
O Grupo.
Fonte de pesquisa: Site da Revista Geração Saúde - Artigo: Geração Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário